top of page

Computação Gráfica Voltada A Arquitetura

  • Edson Jorge
  • 8 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

2.jpg

1.jpg

Compreender a importância da aplicação do vasto universo da computação gráfica como ferramenta de construção em projetos arquitetônicos pode favorecer a reflexão sobre a total migração de profissionais e escritórios de arquitetura do método tradicional para o campo virtual, tornaram-se indispensáveis os recursos da computação gráfica na arquitetura contemporânea

Nos dias atuais, a computação gráfica vem avançando em uma velocidade surpreendente utilizando softwares que possibilitam a construção de modelos virtuais, cujas imagens são muito próximas do real, onde se podem ver, em três dimensões, todos os detalhes de um projeto arquitetônico.

Estes modelos virtuais possuem recursos de cores, textura e até mesmo de animação onde as imagens podem ser giradas, cortadas, alteradas e ao mesmo tempo compartilhadas por todas as partes envolvidas no desenvolvimento de estudos e projetos de construção de rodovias e ferrovias mostrando detalhes de corte, aterro, drenagem, pontes, viadutos etc.

Até recentemente a ênfase tem sido dada em se obter, no computador, o “realismo fotográfico”, ou seja, conseguir gerar imagens que possam ser confundidas com fotografias.

Esse modelo de representação, vem se desenvolvendo evidentemente pela necessidade de aprimoramento e o máximo de realidade ao longo dos anos.

A composição de imagens virtuais foto realistas foi um grande desafio para as empresas e pesquisadores da área tecnológica e por isso mesmo teve um papel importante no desenvolvimento das técnicas de visualização. Isso se deve a dois motivos principais: Em primeiro lugar, a busca do realismo representativo, que implicava na simulação dos processos físicos de formação das imagens, bem como de aspectos perceptuais. Além disso, estabeleceu-se um objetivo concreto, que muito embora difícil de ser conquistado, apresentava um termo de simulação e comparação estética e de avaliação

Imediata. Em segundo lugar, os métodos gráficos criados essencialmente para a geração de imagens fotos-realistas constituem uma base sólida para a pesquisa de outros estilos de representação visual.

Atualmente, ultrapassada a fase realista, a comunidade de computação gráfica começa a se preocupar com outros estilos de representação visual. Várias pesquisas estão sendo feitas no sentido de permitir o uso de recursos de desenho e pintura nos sistemas de visualização 3D. Para isso são utilizados sistemas híbridos 3D e 2D que combinam a síntese e o processamento de imagens em ferramentas de alto. Referências:nível.http://jccad.blogspot.com.br/2014/03/5-tendencias-tecnologicas-para.html


 
 
 

コメント


Recent Posts
Arquivos
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 por Is Design. Orgulhosamente criado por Wix.com

 

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • b-googleplus
bottom of page